o aconchego e colonia del sacramento

Colonia del Sacramento é uma cidade aconchegante. Tento pensar em alguma outra palavra para definir as ruazinhas calmas e largas que remetem a um outro período da nossa história, mas não sou bem sucedida. Era dia 12 de janeiro e ali seria minha despedida do Uruguai.

Deixar a mochila no quarto privativo – o primeiro naquela viagem – do hostel foi a primeira coisa a ser feita e a definição do aconchego já se fez presente: o hostal de los poetas tinha essa palavra irradiando por todos os cantos. As boas vindas ficaram por conta dos donos e sua filha – além de duas cachorrinhas que fizeram a minha felicidade. Felicidade multiplicada: uma delas tinha acabado de ser mãe. Filhotes de cachorro podem fazer maravilhas para a saúde de uma pessoa e ali não foi diferente.

Mapa na mão, era hora de explorar Colonia del Sacramento, a cidade mais bonitinha do Uruguai. A curta distância do hostel até a Avenida General Flores e dali até o centro histórico – tudo feito sem que nenhum detalhe escapasse a vista.

Ali, finalmente o verão disse a que veio – sem pelinhos arrepiados ou casacos pendurados na bolsa atravessada. Um short, uma blusa e estava pronta para o clima que tomava conta da cidade. As trilhas sonoras pareciam concordarem entre si e os primeiros acordes de Culpables tomavam forma na primeira sorveteria que entrei. Não era a primeira vez – e certamente não seria a última.

Os dias passavam devagar e em Colonia essa parecia ser a regra. Uma cidade onde tudo é feito com calma, sem pressa, demoradamente e todos os adjetivos afins. Em nada importava que em mim crescesse um sentimento oposto – ali eu não ditava as regras. Em nada importava que eu tentasse acompanhar o ritmo, os esforços pareciam inúteis – inúteis e invisíveis.

A tarde virou noite e, de banho tomado e cabelo lavado, penso sobre momentos que passam sem que nossa mente consiga acompanhar e como nem sempre temos controle sobre eles. As ruas de Colonia remetem a um outro período da nossa história – e eu torço para que um dia eu a reencontre em um outro período da minha.

Colonia del Sacramento, Uruguay

se você gostou, compartilhe!

jennifer maccieira

escrito por

jennifer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

últimos posts

França

sentimentos parisienses

Já ouvi dizer que Paris é um sonho — eu digo que Paris é real. Não apenas porque estive lá; mas porque, assim como tudo

leia mais...

ruína y leveza

Em um dia desses, passeando pelo blog da Luísa, o Janelas Abertas, me deparei com um post listando alguns livros que falam sobre viagens. Logo

leia mais...
newsletter

além mar

escrita, literatura e viagens direto na sua caixa de entrada

© 2023 uma reescrita • amor e palavras | todos os direitos reservados

blog desenvolvido por afluir digital