Uma aventura: é esse o sentimento ao virar as páginas de Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch. Mesmo tratando de alguns temas pesados, a leveza é a constante na narrativa do livro.
Conhecemos Lina, uma garota que acabou de perder precocemente a mãe, vítima de um câncer. Ela deixou um único pedido — que Lina embarcasse rumo a Itália para passar um tempo com o pai (que ela nunca conheceu) e conhecer a cidade de Florença, onde sua mãe passou a juventude.
É dessa forma, então, que o livro começa. Como eu disse, há um tema pesado em evidência, mas nada que deixe a leitura triste. Muito pelo contrário, a sensação ao ler Amor & Gelato é de felicidade. Felicidade e aventura, afinal, desbravamos Florença junto com Lina — e com Ren, o primeiro amigo que ela faz ao chegar.
Alternando entre a visão de Lina, no presente, e a de sua mãe, Hadley, através de um diário, vamos avançando na narrativa. É interessante acompanhar junto com a Lina a leitura do diário e tentar entender o que se passou anos antes, qual a história por trás do seu nascimento, e o que aconteceu para ela nunca ter tido um contato com o pai. Até agora.
Parece muita informação para uma adolescente assimilar em um curto período de tempo: a perda da mãe, uma mudança de país, o encontro com um pai até então ausente. Havia de tudo para termos uma protagonista desagradável, mas felizmente não é o caso. Lina tem seus momentos de dúvidas e inseguranças, mas tudo dentro do que considerei totalmente normal dadas as suas circunstâncias.
Eu amei Amor & Gelato. A história por trás, os protagonistas — a Itália chega a ser um deles, sem dúvidas —, o romance. Tudo me conquistou. É fofo na medida certa e me deixou do jeito que eu queria: feliz. E sonhando com o dia em que irei eu mesma viver minhas aventuras por Florença.
país: estados unidos
5/5
lido em 02 de abril de 2022