No último dia de agosto de 2018, eu desembarquei com minha família no Aeroporto Internacional de Ezeiza, (praticamente) em Buenos Aires. Ficamos durante cinco dias, e foi o suficiente para eu querer falar sobre cada cantinho que existe na capital porteña – é por isso que vou listar aqui os principais lugares para visitar (e amar) por lá. ♡
Recoleta
O meu bairro favorito. Fiquei hospedada no bairro nas duas vezes em que estive na Argentina (em janeiro desse ano fiz uma viagem pelo Uruguai e arrumei um jeito de incluir BA no roteiro!) e não me arrependo de jeito nenhum. É extremamente bem localizado e também onde ficam localizados vários dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.
Floralis Generica e Facultad de Derecho
Tenho certeza que vocês já ouviram falar da Flor de Aço de Buenos Aires. Ela é uma escultura imensa que fica bem ao lado da Facultad de Derecho, que tem aquela escadaria famosa e que já apareceu em um dos filmes do Ricardo Darín (creio que em Tese sobre um homicídio). A Floralis Generica foi um presente do arquiteto Eduardo Catalano à capital argentina, e ela pode abrir ou fechar suas pétalas a depender da hora do dia.
Quando fomos, estava bastante nublado e frio, e acredito que o clima também interfira na abertura ou não das pétalas da flor, porque elas estavam fechadas. Já em janeiro desse ano, quando a visitei pela segunda vez, estava sol e as pétalas estavam bem abertas. Vendo ela nas suas duas formas, formei uma opinião: acho bem mais bonita quando estão fechadas. ♡
A praça ao redor da Floralis Generica é muito bonita e bem grande, o que rende vários ângulos e fotos bem bonitas, inclusive com o edifício da Facultad de Derecho ao fundo.
tentando não deixar transparecer na foto o frio que estava sentindo (e falhando totalmente)
Libreria El Ateneo Grand Splendid
Localizada na Avenida Santa Fé, era um dos lugares que eu mais estava animada pra visitar. Inicialmente o edifício era um teatro, que se transformou em cinema e posteriormente em uma livraria – que já foi considerada a segunda mais bonita do mundo. E não é pra menos, viu?
O antigo palco agora dá lugar a um café, e várias nuances foram mantidas, como a arquitetura e as cortinas. Tudo isso dá uma vibe de aconchego que é difícil de explicar, e eu facilmente passaria horas por entre as estantes – de livros, discos, itens de papelaria e todas essas coisas que a gente ama.
Na Recoleta também há outros pontos legais de interesse como por exemplo o famoso Cemeterio de la Recoleta (nós demos uma olhada tímida por lá, mas bem tímida mesmo – nem chegamos a ir atrás do túmulo da Evita Perón, que é o que atrai turistas para o local), o Centro Cultural Recoleta, o Museo Nacional de Bellas Artes (que na minha humilde opinião não fica em nada atrás do MALBA e ainda tem a vantagem de ser gratuito!) e o shopping Recoleta Mall.
Caminito
O lugar mais gracinha de Buenos Aires. Segundo o guia argentino que estava conosco no dia, antigamente havia um porto no lugar e por lá moravam muitos italianos que não tinham dinheiro para comprar tintas, então eles pegavam as que sobravam dos navios – qualquer que fosse a cor – e pintavam suas casas. Eu achei essa explicação bem interessante e adotei como verdade, hahaha.
//embedr.flickr.com/assets/client-code.js
Como é extremamente turístico, o Caminito é um dos lugares onde mais acontece o assédio de ambulantes, seja oferecendo apresentações de tango, city tour, ou os próprios casais caracterizados nos trajes do tango oferecendo fotos. É meio caótico, mas vale a pena.
Localizado no bairro La Boca, é pertinho do La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, mas se for andando tem que ter muito cuidado. Mas não acho que seja perigoso a ponto de cancelar a visita, como já soube que algumas pessoas fizeram.
O bairro é muito bonito e cheio de história, bem gente como a gente. Tem várias lojinhas e é ótimo pra comprar lembrancinhas!
Puerto Madero
A parte mais nova de Buenos Aires – e segura também. É cheio de prédios mais modernos e muitos restaurantes. Um que fui e achei bem legal foi o Johnny B. Good: logo na entrada tem um letreiro onde se lê “Music saved my life”. Quer uma verdade maior do que essa? Eu desconheço.
Essa ponte da foto acima é a Puente de la Mujer e liga os dois lados de Puerto Madero. É um lugar para ser visitado tanto de dia como de noite, com tudo ilumidado. Lindo dos dois jeitos!
puedes vivir sin nosotras mujeres?
Casa Rosada
Um dos principais cartões postais de Buenos Aires, a Casa Rosada é a sede do governo argentino e foi declarada como Patrimônio Histórico Nacional. Aos sábados, é possível fazer uma visita guiada gratuita, só precisa marcar com um pouco de antecedência pelo site visitas.casarosada.gob.ar.
Fica localizada na famosa Plaza de Mayo, que é perpendicular à avenida onde ocorre a Feria de San Telmo. Se for em um domingo, dá pra conhecer as duas atrações juntas! Foi o que eu fiz em janeiro, junto com a Lis. ♡
//embedr.flickr.com/assets/client-code.js
Em plena Plaza de Mayo também fica localizada a Catedral Metropolitana de Buenos Aires – isso mesmo, aquela onde o Papa Francisco celebrava suas missas. Estava tendo missa na hora e a gente deu uma olhadinha discreta, o suficiente pra eu tirar umas fotos. O interior dela é lindo!
//embedr.flickr.com/assets/client-code.js
Avenida 9 de Julio
A Avenida 9 de Julio, onde tem o Obelisco e um letreiro da Evita Perón em um dos prédios, é imperdível!
Mais do que qualquer ponto turístico, eu acredito que esses locais mais “comuns”, com os moradores se deslocando pra lá e pra cá pela cidade, indo e vindo do trabalho, servem muito mais para nos situar e nos fazer pertencer. Eu, pelo menos, amo. ♡
Mas isso não quer dizer que não tenha turistas por lá também. A avenida é enorme e na verdade o local exato onde está o Obelisco fica repleto deles, sempre tentando enquadrar uma foto em que saia o BA que tem bem ali.
dona alessandra e seu magno posando pra minha lente!
Eu sou completamente suspeita pra falar de Buenos Aires, porque me apaixonei pela cidade (falei um pouco sobre isso no post A poesia segundo Buenos Aires). Para mim, praticamente todos os lugares são incríveis e para amar – não só os que eu destaquei aqui, mas também o bairro San Telmo inteiro, os Bosque de Palermo, o Rosedal, Palermo Soho… a lista não termina.
Prova disso é que eu ainda vou voltar com um post mais no estilo diário de viagem, falando bem detalhadamente dos nossos passos por lá e cada pequeno momento. Hasta luego, Buenos.
Resposta de 0
Meus pais já conheceram Buenos Aires e amaram! Minha mãe sempre fala dos cafés incríveis que tem por lá. Ela também visitou A Casa Rosa e outros pontos turísticos que você passou. Eu quero muito conhecer a Argentina, assim como o Uruguai.
Adorei os tons das fotos!
Lá é muito incrível mesmo! Espero que você possa conhecer logo logo, tanto a Argentina como o Uruguai <3
Muito obrigada pelo comentário!
Que fotos lindas! Eu nunca fui a Buenos Aires e adorei poder conhecer um pouquinho pelo seu post, deve ser maravilhoso!!
Obrigada!!
Sou meio suspeita pra falar, mas é um lugar muito maravilhoso mesmo, Jaque!
Já coloca na listinha ♥
Buenos Aires parece ser uma cidade tão interessante! Ainda não tive oportunidade de visitar, mas adorei os lugares que você colocou no post. Vontade de visitar todos eles!
Espero que você possa visitar em breve, Taís!
É uma cidade cheia de cantinhos lindos <3